quinta-feira, 12 de abril de 2012

CHÁ DE ANIVERSÁRIO MARCA OS 30 ANOS DA UME


     No ano em que o município de Sapucaia do Sul celebra o seu Cinqüentenário de emancipação política, a União Municipal Espírita de Sapucaia do Sul - UME-Sapucaia também tem muito o que comemorar. No dia 11 de julho a UME-Sapucaia completou 30 anos de história, marcada por muito trabalho e abnegação dentro da proposta de prática e divulgação da Doutrina Espírita na cidade.
     Para celebrar a data, no dia 6 de agosto, ocorreu o Chá de Aniversário de 30 anos da UME, na Sociedade Espírita Amor, Fé e Caridade (Rua General PY, 77, bairro São José). O evento agregou trabalhadores do movimento espírita sapucaiense além de simpatizantes da Doutrina codificada por Allan Kardec.
     Música, teatro e resgate da história da UME pontuaram a programação do evento. O presidente da União Municipal Espírita de Sapucaia do Sul, Altamir Serafim João, fez a leitura de trechos da primeira ata de instituição da UME-Sapucaia. Houve grande emoção ao ouvir a mensagem deixada no final da primeira ata pelo, então, presidente da UME, Antônio Gomes dos Santos, conhecido carinhosamente como “seu Antoninho”: - Rogo a Deus que a UME não seja apenas um rótulo, mas sim uma realidade.
     Lembrando as palavras de Antoninho, o presidente do Segundo Conselho Regional Espírita da 2ª região-CRE2, Rubem Martins, fez menção as pessoas que participaram da fundação da UME-Sapucaia. Visto que era uma época de grandes dificuldades. Época em que a própria Federação Espírita do Rio Grande do Sul-FERGS tentava iniciar um movimento de unificação das Casas Espíritas, mas esbarrava na resistência das mesmas.“Havia poucos trabalhadores dispostos a abraçar a causa e ajudar a UME. Por esta e por outras razões, aqueles que ficaram a frente do recém criado órgão naqueles tempos foram pioneiros de muita luta. Daqui a 30 anos talvez não estaremos mais aqui, no entanto outros trabalhadores darão continuidade a este trabalho de formiguinha iniciado lá atrás. Por conta disso, nossa responsabilidade aumenta, pois se hoje somos expoentes não podemos olvidar que também estamos sendo observados e, portanto, também somos exemplos para os que virão”, frisou o presidente da regional espírita que prestigiou o evento acompanhado do vice-presidente do CRE-2, Eugênio Celso Dúllius.
      Celebrando a união

     Altamir João, falou sobre a importância de marcar este momento e celebrar a união entre as casas espíritas da cidade. “A criação da UME em 1981, veio justamente com esta proposta de fortalecer a união entre as casas, ampliando, assim, a ação do Movimento Espírita na cidade. Celebrar estes 30 anos, é olhar para o passado de lutas em prol de um objetivo único e celebrar as conquistas e a união das pessoas envolvidas”, salientou Altamir.“Que continuemos essa realidade que aí está, cada vez mais unidos, esquecendo nossas individualidades e trabalhando pelo bem maior, que é o engrandecimento do movimento espírita em nossa cidade”, continuou o atual presidente da UME.
     Além do caráter festivo, o Chá de Aniversário de 30 anos da UME-Sapucaia cumpriu também um papel social. Os participantes levaram presentes, não para a UME, mas para a Associação Casa de Passagem de Sapucaia do Sul (ACAPASS), doando alimentos não perecíveis.


Nenhum comentário:

Postar um comentário